Na mesa redonda “Assumir as rédeas do seu dinheiro” vamos reunir um conjunto de mulheres que o fazem desde sempre e que, curiosamente ou talvez não, também há muito que assumem as rédeas da sua carreira. O único participante nesta mesa redonda é Nuno Gonçalo Simões, que na qualidade de responsável de Recursos Humanos da consultora PwC, dará o seu testemunho sobre como se comportam as mulheres no local de trabalho quando o tema é negociar o salário ou pedir uma promoção.
Conheça melhor todos os participantes:
Ana Torres, presidente da PWN Lisbon e executiva da Pfizer. Assumiu a liderança da Professional Women’s Network Lisbon com o objetivo de participar ativamente na promoção da igualdade de oportunidades para as mulheres, e é, desde 2016, Western Europe Cluster Lead, Rare Disease, na Pfizer. Tem uma carreira de mais de 20 anos em multinacionais da indústria farmacêutica, mas sempre que se sentiu que estava a estagnar ou que o seu trabalho não estava a ser devidamente valorizado, mudou. Antes de assumir esta função internacional desempenhou o cargo de country manager e global innovative pharma business head da Pfizer Portugal, e foi membro da Direção da APIFARMA. Responsável desde cedo pela gestão de pessoas, esta é uma área em que tem merecido um amplo reconhecimento nacional e internacional, assim como em liderança, e inovação. Licenciada em Gestão e Administração de Empresas pelo ISEG – Universidade de Lisboa, faz parte do Conselho Estratégico do MBA ISEG, e da Direção da Câmara de Comércio Americana em Portugal.
Bárbara Barroso, fundadora do MoneyLab e do blogue As Dicas da Bá. Depois de anos a trabalhar como jornalista e editora de Economia, Bárbara Barroso começou a tentar voar sozinha criando o blogue As Dicas da Bá e, mais tarde, o laboratório de literacia financeira MoneyLab. A formação financeira entrou na sua vida há alguns anos. Licenciada em Ciências da Comunicação, tem formação na área de banca, frequentou a certificação em consultoria financeira pessoal, na Universidade de Boston, e tem certificação profissional de coaching. Dá workshops sobre finanças pessoais e investimentos, é comentadora de Economia e dá aulas de jornalismo económico. Tem ainda formação em Consultoria de Imagem, Luxury Brand Management, Marketing Digital e Social Media Management. Já lançou três livros de finanças pessoais: “19 Passos para Sobreviver à Crise”, “Tempos Complicados, Soluções Simples – Saiba Como gerir Melhor o Seu Dinheiro” e “Agenda da Poupança 2017”.
Célia Reis, CEO da Altran Portugal. Está há muito ligada ao papel que as TIC têm tido no desenvolvimento e otimização das empresas e instituições públicas em Portugal. Iniciou a carreira na década de 1990 na Xerox, como responsável de Pré-Venda para o Setor Público, tendo passado depois pelo Departamento de Informática do Banco Comercial Português e, mais tarde, assumido o cargo de responsável de Pré-Venda da Software AG Portugal.
Em 1996, integrou um pequeno grupo de empreendedores que fundou a Global N, empresa que se focou na área de Sistemas de Apoio à Decisão e desenvolveu atividades em Portugal e no Brasil, e que foi adquirida, em 1998, pela Altran, multinacional francesa, líder em consultoria e R&D. Desde então, tem sido responsável por processos de fusão e consolidação, e liderado alguns dos primeiros projetos em Inteligência de Informação e E-learning em Portugal. Hoje, Célia Reis, que é licenciada em Engenharia Informática pela FCT-UNL e tem um MBA pela AESE, tem a seu cargo 1800 colaboradores e integra um grupo de trabalho que desenvolve as ofertas estratégicas do Grupo Altran em solo nacional.
Joana Janeiro, psicóloga. É mestre em Psicologia Clínica pelo ISPA e psicoterapeuta psicanalítica em formação na PsiRelacional – Associação de Psicanálise Relacional. Acompanha crianças e adolescentes em contexto escolar, pela Clínica Repetição e Diferença, e trabalha como psicoterapeuta em consultório privado e na Sociedade de Instrução e Beneficência A Voz do Operário, onde adquiriu experiência de direção técnica em valências de ação social e comunitária.
Nuno Gonçalo Simões, Human Capital Coordinator da PwC Portugal, Cabo Verde e Angola, vai testemunhar sobre como se comportam as mulheres no local de trabalho quando o tema é negociar o salário ou pedir uma promoção. Licenciado em Sociologia do Trabalho na especialização de Planeamento de Pessoal, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Politicas, é um apaixonado pelas pessoas e pela área de Recursos Humanos. Ao longo de 18 anos de carreira teve a oportunidade de trabalhar nesta área em multinacionais como o Grupo Auchan, o Grupo Daimler – Mercedes-Benz e o Grupo Compass – Eurest Portugal, além da PwC, onde está desde o início de 2016. Estas diferentes experiências permitiram-lhe adquirir competências diversas e a capacidade de delinear e implementar políticas de recursos humanos adaptadas às reais necessidades, ambições e desafios das organizações e das suas pessoas.
Paula Gil, diretora de particulares do BiG, vai ajudar a desmistificar o investimento financeiro e partilhar historias de mulheres bem sucedidas na gestão das suas finanças. Iniciou o contacto com instrumentos financeiros em 1989 na entidade gestora de fundos de investimento GESTIFUNDO, tendo participado no lançamento de produtos pioneiros neste mercado em Portugal (primeiros fundos de tesouraria (Unicash), fundo de obrigações (Unibond), fundo PPR (UniReforma) e fundo fechado de acções (Capital Portugal). Com a aquisição desta empresa pelo Grupo Totta, passou a integrar a equipa de Marketing que geria as campanhas do grupo para os fundos de investimento “Totta”, tendo também a seu cargo a formação das equipas comerciais do grupo.
Em 2000 aceita o desafio para participar no projeto Banco de Investimento Global, tendo iniciado funções em middle office na área de High Net Worth (HNW). Em 2002 fez parte da equipa que no BiG iniciou a área de Particulares (Net Affluents), que espoletou a criação das agências da instituição. É atualmente responsável pela formação da equipa comercial e da qualidade de serviço ao cliente na área de Particulares, mantendo-se no projeto de “investimento global” do BiG.
Sofia Ribeiro, médica, millennial que tem sabido gerir as suas finanças de forma a poder participar nos projetos, profissionais e de voluntariado, que considera verdadeiramente importantes. Tem um Mestrado em Saúde Pública da London School of Hygiene and Tropical Medicine, um Mestrado em Ciência Política e Relações Internacionais da Universidade Nova de Lisboa e está a terminar o Doutoramento em Saúde Internacional na Universidade de Maastricht. Foi consultora para várias organizações internacionais, nas quais se incluem a Organização Mundial de Saúde e o British Medical Journal. Já viveu, trabalhou e estudou em 7 países diferentes, e fala fluentemente 5 línguas. Nos tempos livres, gosta muito de viajar, orgulhando-se de já ter visitado 71 países. Prepara-se para abraçar um novo desafio em 2019: um MBA no Instituto da Empresa em Madrid.
A entrada nesta conferência é gratuita, mas mediante inscrição.