3 hábitos que podem aumentar as hipóteses de ser promovida

A promoção é um passo natural na carreira para grande parte dos profissionais, mas como pode aumentar as hipóteses de tal acontecer? Fique a conhecer alguns hábitos que a podem ajudar a convencer outras pessoas de que o merece.

Adote uma linguagem corporal positiva na sua imagem profissional.

As primeiras impressões são sempre importantes, especialmente no mundo laboral. São elas que influenciam a forma como colegas, chefias e possíveis recrutadores percecionam o seu carisma, competências e credibilidade. De acordo com um estudo da Universidade de Princeton, as pessoas, de forma inconsciente, avaliam diversas caraterísticas sobre a personalidade e a ética de trabalho em apenas um décimo de segundo.

Contudo, além das primeiras impressões, também a sua imagem pode causar impacto, sobretudo na forma como é vista no trabalho, influenciando as hipóteses de ser promovida. É aqui que surge a importância de cultivar uma imagem profissional competente e que cause boa impressão.

O site de carreira Vault dá três sugestões para criar bons hábitos relativamente a este tema, ajudando-a a ter mais hipóteses de progressão.

Ter uma imagem cuidada

“Vista-se para o trabalho que quer, não para o que tem”. Parece óbvio, é um clássico, mas é um princípio que deve seguir à risca. Num inquérito feito pelo site Career Builder a mais de 2000 recrutadores e diretores de recursos humanos, quase metade dos inquiridos afirmou que uma aparência descuidada influencia as hipóteses de um colaborador ser promovido.

Independentemente do dress code da sua organização, é importante que as peças que usa tenham boa qualidade. Invista em peças simples e intemporais, que sejam a base do seu guarda-roupa, mas mantenha-se dentro das tendências ao realçar o visual com acessórios da estação, investindo menos dinheiro neles. Uma boa opção é estar atenta aos colaboradores que têm o cargo onde deseja chegar, para perceber o que vestem no dia-a-dia.

Ter uma linguagem corporal positiva

A linguagem corporal é um elemento fundamental nesta equação. Se esta for positiva, ainda melhor, pois consegue passar uma forte impressão a quem a rodeia. Porém, a diferença entre uma linguagem corporal positiva e negativa pode ser demasiado subtil para ser notada. De uma forma geral, a linguagem corporal positiva passa por transmitir confiança e adotar uma postura aberta. A primeira é importante porque a ajuda a ganhar segurança e o respeito por parte dos seus colegas. Uma forma subtil de o fazer é manter contacto visual enquanto fala com alguém. A segunda porque é um tipo de postura que ajuda a transmitir aos outros simpatia e disponibilidade para ajudar. Como exemplo de postura aberta, o site Psychology Today sugere ajustar a sua postura com a da pessoa com quem está a interagir, sem nunca cruzar os braços, já que se trata de um sinal inconsciente de que está numa posição defensiva.

Ser amigável

Outro aspeto importante da imagem profissional é a simpatia. Segundo um estudo publicado pela American Psychological Association, pessoas felizes são mais populares e são vistas pelos colegas como sendo mais atraentes. É mais fácil relacionar-se com os seus colegas se sorrir e parecer feliz, por isso não deixe transparecer se o dia lhe estiver a correr menos bem.

Além disso, ser gentil é uma forma fácil de aumentar o seu capital social no local de trabalho. Dê, pelo menos, um elogio sincero por dia e cumprimente as pessoas com cortesia e um sorriso, mas tenha a certeza de que o elogio é sincero. Pior do que não elogiar de todo é dar um falso elogio.