2ª Conferência de Liderança Feminina: Sara do Ó

A CEO do Grupo Your, para quem um dos grandes desafios dos novos líderes é ter "as pessoas certas nos lugares certos no momento certo", será uma das oradora do painel "Liderança 4.0 - o mindset do novo líder".

Sara do Ó, CEO do Grupo Your

Formada em controlo e gestão financeira no ISCAL, Sara do Ó fez ainda uma especialização em fiscalidade no ISCTE. Tinha apenas 26 anos quando, em 2006, se despediu da KPMG, onde trabalhava em auditoria há dois anos, para lançar o seu próprio negócio: uma empresa de contabilidade dirigida ao mercado das PME. Deu-lhe o nome de Your, um posicionamento inovador e um toque feminino invulgares neste setor. Escassos meses depois, juntaram-se ao projeto duas amigas e ex-colegas.

Em 2011 a empresa já figurava no ranking das Gazela (empresas de crescimento elevado que têm no máximo cinco anos de idade) da Informa D&B, o que  contribuiu para impulsionar ainda mais o seu crescimento. Onze anos mais tarde, a jovem empresa tornou-se no grupo Your, que conta já com uma carteira de mais de 1700 clientes, escritórios em Lisboa, Porto e Cascais,  e um core business assente na prestação de serviços especializados de contabilidade, recursos humanos e administrativos, em regime de outsourcing, bem como na área de consultoria fiscal, financeira e estratégica. Em 2016 alcançou um volume de negócios de 4,3 milhões de euros, um crescimento de 21% relativamente ao ano anterior.

A CEO do Grupo Your será uma das oradoras do painel “Liderança 4.0 – o mindset do novo líder”, na 2ª Grande Conferência de Liderança Feminina.

Quais os grandes desafios que se põem hoje à nova geração de líderes empresariais e em que medida diferem daqueles com que lidou e lida a geração anterior de gestores empresariais?

Se antes a máxima de que “as pessoas são o ativo mais importante” era mais do que certa, sabemos que hoje está desajustada. Já não são as pessoas o ativo mais importante, mas sim as pessoas certas nos lugares certos no momento certo.

Mas quem são as “pessoas certas”? Na hora de selecionar novos elementos para a nossa equipa, devemos trazer para bordo as que mais se adequam aos valores, missão e cultura da empresa, valorizando mais o seu carácter do que as suas competências e conhecimentos técnicos, pois estes vão sendo adquiridos ao longo do percurso.

Ao praticarmos “primeiro quem” e definirmos depois “o quê”, conseguimos ter uma equipa que se adapta mais facilmente a um mundo em constante mutação. Conseguir construir uma equipa tendo por base este principio é nos dias de hoje o principal desafio da nova geração de líderes.

Quais os principais desafios que enfrenta enquanto líder de um grupo que emprega já mais de um centena de colaboradores?

No Grupo Your temos uma cultura organizacional muito forte e, com o rápido crescimento dos últimos anos, manter esta cultura e conseguir interiorizá-lo nas novas pessoas é um dos maiores desafios.

Aquilo que trabalhamos diariamente no Grupo Your é na construção de uma cultura de disciplina em torno da ideia de liberdade e responsabilidade. Sendo mesmo um dos lemas do Grupo “Liberdade com responsabilidade”. O meu maior desafio enquanto líder de uma equipa com cerca de 160 colaboradores é sem dúvida a gestão das pessoas.

É importante não confundirmos cultura de disciplina com tirania. Numa cultura de disciplina damos às pessoas mais liberdade para fazerem experiências e encontrarem o melhor caminho para os resultados e isso é fundamental para conseguirmos manter a equipa motivada. Principalmente quando falamos de equipas jovens, que já não procuram nem a estabilidade profissional nem o emprego para a vida, mas sim experiências e constantes desafios profissionais.

PROGRAMA

9h00 Receção

9h30 Boas vindas Isabel Canha, diretora da Executiva

9h45 Mesa redonda: Liderança 4.0 – o mindset do novo líder
Reflexão sobre as mudanças tecnológicas e o mundo do trabalho, e os desafios do líder do futuro.
Marta Alarcão Troni, administradora Liberty Seguros, Carla Baltazar, senior manager Accenture, Sara do Ó, CEO Grupo Your, Rui Paiva, CEO WeDo Technologies, Isabel Viegas, docente Católica Lisbon, Teresa Cardoso de Menezes, diretora-geral Informa D&B (moderadora)

10h45 Dueto de líderes
Dois CEO à conversa, sem filtro e sem moderador, sobre liderança feminina.
Isabel Vaz, CEO Luz Saúde, e Filipe de Botton,chairman Logoplaste

11h30 Coffee break

11h50 Mesa redonda: Lições de liderança de CEO
Partilha de experiências, em que se revelam as dificuldades e a forma como foram ultrapassadas, e se transmitem conselhos para construir uma carreira de sucesso.
Carlos Rodrigues, presidente BiG, Susana Carvalho, CEO J. Walter Thompson, Ana Paula Rafael, CEO Dielmar, Soledade Carvalho Duartemanaging partner Invesco Transearch (moderadora)

 

Garanta o seu lugar na 2.ª Grande Conferência Liderança Feminina, que vai regressar ao Auditório Cardeal de Medeiros, da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, no dia 23 de novembro, entre as 9h e as 13h.