2ª Conferência de Liderança Feminina: Isabel Vaz

A CEO da Luz Saúde formou-se em Engenharia Química, mas foi na Gestão que encontrou o seu elemento. Isabel Vaz estará à conversa com Filipe de Botton, chairman da Logoplaste, no painel "Dueto de Líderes".

Isabel Vaz, CEO da Luz Saúde.

É formada em Engenharia Química, mas a área da saúde sempre lhe foi próxima, pois o pai foi cardiologista. Foi o gosto pela Física e pela Matemática e a proximidade com as indústrias da região a sul do Tejo, onde cresceu, que a terão afastado da Medicina. Após a licenciatura no Instituto Superior Técnico, Isabel Vaz começou a carreira como investigadora no Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica, mas depressa percebeu que preferia o contacto com outras pessoas a estar fechada num laboratório.

Integrou uma equipa de projeto de engenharia fabril na área farmacêutica na Atral Cipan e, em 1992, aos 26 anos, ingressou na McKinsey, quando um amigo a desafiou. Este passo viria a mudar definitivamentem fevereiro de 2014, a empresa tornara-se na primeira companhia privada do setor da saúde cotada o seu percurso profissional. Esteve na McKinsey durante sete anos, mas o ritmo intenso da consultora não a impediu de ter sido mãe por duas vezes e fazer o MBA na Universidade Nova. Liderou projetos em várias áreas e trabalhou no processo de reprivatização do BES e na reestruturação da seguradora Tranquilidade. Foi nestas circunstâncias que conheceu Ricardo Salgado, que lhe viria a pedir em 1999 para desenhar a estratégia do Grupo Espírito Santo para a área da Saúde.

A Luz Saúde foi concebida numa pequena sala por uma equipa de quatro pessoas, todas da sua inteira confiança. Em 2007, era inaugurado o Hospital da Luz, e hoje a Luz Saúde é um dos maiores grupos de prestação de cuidados de saúde em Portugal com 20 unidades.

Quando no verão de 2014 o império de Ricardo Salgado colapsou, Isabel Vaz não vergou. Quem a conhece sabe que é apaixonada, lutadora, perfecionista, e exerce pressão para obter resultados. Por isso, agiu imediatamente para não deixar que a sua empresa fosse engolida no turbilhão. A gestão tornou-se a sua área de excelência, mas a engenharia está sempre presente na sua forma de analisar os problemas e tomar decisões.

Em fevereiro de 2014, a empresa tornara-se na primeira companhia privada do setor da saúde cotada, atraindo 2800 investidores, 60 dos quais institucionais. Em outubro, a seguradora Fidelidade, pertencente ao grupo chinês Fosun International, Ltd, adquiriu 96% do capital da empresa por 460 milhões de euros. Depois de quase três meses a lutar em todas as frentes, a gestora conseguiu salvar a sua empresa, as suas pessoas e manter-se na liderança da Luz Saúde.

Na 2ª Grande Conferência de Liderança Feminina, Isabel Vaz integra o painel “Dueto de Líderes”, onde estará à conversa com Filipe de Botton, chairman da Logoplaste.

PROGRAMA

9h00 Receção

9h30 Boas vindas Isabel Canha, diretora da Executiva

9h45 Mesa redonda: Liderança 4.0 – o mindset do novo líder
Reflexão sobre as mudanças tecnológicas e o mundo do trabalho, e os desafios do líder do futuro.
Marta Alarcão Troni, administradora Liberty Seguros, Carla Baltazar, senior manager Accenture, Sara do Ó, CEO Grupo Your, Rui Paiva, CEO WeDo Technologies, Isabel Viegas, docente Católica Lisbon, Teresa Cardoso de Menezes, diretora-geral Informa D&B (moderadora)

10h45 Dueto de líderes
Dois CEO à conversa, sem filtro e sem moderador, sobre liderança feminina.
Isabel Vaz, CEO Luz Saúde, e Filipe de Botton, chairman Logoplaste

11h30 Coffee break

11h50 Mesa redonda: Lições de liderança de CEO
Partilha de experiências, em que se revelam as dificuldades e a forma como foram ultrapassadas, e se transmitem conselhos para construir uma carreira de sucesso.
Carlos Rodrigues, presidente BiG, Susana Carvalho, CEO J. Walter Thompson, Ana Paula Rafael, CEO Dielmar, Soledade Carvalho Duartemanaging partner Invesco Transearch (moderadora)

 

A 2.ª Grande Conferência Liderança Feminina vai regressar ao Auditório Cardeal de Medeiros, da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, no dia 23 de novembro, entre as 9h e as 13h.