2ª Conferência Liderança Feminina: Carla Baltazar

A senior manager na área de Operations – Business Process Services, da Accenture Portugal, será oradora do painel “Liderança 4.0 – O mindset do novo líder”.

Carla Baltazar, senior manager da Accenture Portugal.

Licenciada em Engenharia Química pelo Instituto Superior Técnico, Carla Baltazar chegou à Accenture em 2001 para se dedicar, inicialmente, ao desenho detalhado, implementação e apoio pós-produtivo de soluções SAP (sigla para “Sistemas, aplicações e produtos”). A sua experiência nesta área levou-a a trabalhar com clientes em Portugal, Espanha, Holanda e Angola. Assumiu depois a gestão de outsourcing de processos de negócio de clientes do setor Utilities. Hoje é senior manager na área de Operations – Business Process Services da Accenture Portugal.

Na 2ª Conferência de Liderança Feminina, Carla Baltazar será uma das oradoras na mesa redonda “Liderança 4.0 – O mindset do novo líder”, que refletirá sobre as transformações tecnológicas que já se impõem às empresas e ao mundo laboral, e os desafios que colocam à nova geração de líderes.

Estão os novos líderes preparados para lidar com as rápidas mudanças que a evolução tecnológica imprime hoje às empresas e à vida dos colaboradores?
Os líderes de hoje têm consciência que necessitam de ter uma perspetiva contínua de autoaprendizagem para lidar com a realidade laboral. A liderança e o seu estilo de coordenação têm de estar em constante evolução e, para tal, os líderes têm vindo a desenvolver os seus próprios skills de um ponto de vista holístico. Esta vertente inclui componentes relacionais para desafios, a motivação das novas gerações, a constante atualização de conhecimento em novas tecnologias, ou como os vários negócios têm de se (re)inventar para continuarem sustentáveis.

Quais as estratégias que as empresas devem acionar para promover o talento jovem com potencial de liderança?
À semelhança dos projetos de implementação de sistemas que deixaram de ser compostos por longos meses/anos e, atualmente, têm um período mais curto até à sua disponibilização, também o desenvolvimento de capital humano tem de passar a ser constituído por ciclos mais curtos de aprendizagem e evolução. As empresas têm de ter claro que a sociedade e as pessoas esperam tudo a uma velocidade mais rápida e essa consciência tem de moldar a forma como as empresas podem obter o melhor rendimento e motivação dos jovens talentos. Às novas gerações devem ser dados, desde cedo nas suas carreiras, desafios de menor dimensão, curta duração e com maior autonomia. Com esta estratégia, qualquer erro devido à falta de preparação terá impacto controlado e os casos de sucesso trarão um benefício de grande impacto por se conseguir obter abordagens mais disruptivas associadas à liberdade criativa e sucessivos sentimentos de realização com estímulos a futuras conquistas. Com a criação de ciclos contínuos de crescente responsabilidade, o desempenho dos jovens talentos tornará a sua performance exponencialmente melhor, bem como os resultados obtidos globalmente pelas suas empresas.

PROGRAMA

 

9h00 Receção

9h30 Boas vindas Isabel Canha, diretora da Executiva

9h45 Mesa redonda: Liderança 4.0 – o mindset do novo líder
Reflexão sobre as mudanças tecnológicas e o mundo do trabalho, e os desafios do líder do futuro.
Marta Alarcão Troni, administradora Liberty Seguros, Carla Baltazar, senior manager Accenture, Sara do Ó, CEO Grupo Your, Rui Paiva, CEO WeDo Technologies, Isabel Viegas, docente Católica Lisbon, Teresa Cardoso de Menezes, diretora-geral Informa D&B (moderadora)

10h45 Dueto de líderes
Dois CEO à conversa, sem filtro e sem moderador, sobre liderança feminina.
Isabel Vaz, CEO Luz Saúde, e Filipe de Botton,chairman Logoplaste

11h30 Coffee break

11h50 Mesa redonda: Lições de liderança de CEO
Partilha de experiências, em que se revelam as dificuldades e a forma como foram ultrapassadas, e se transmitem conselhos para construir uma carreira de sucesso.
Carlos Rodrigues, presidente BiG, Susana Carvalho, CEO J. Walter Thompson, Ana Paula Rafael, CEO Dielmar, Soledade Carvalho Duartemanaging partner Invesco Transearch (moderadora)

 

Garanta o seu lugar na 2.ª Grande Conferência Liderança Feminina, que vai regressar ao Auditório Cardeal de Medeiros, da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, no dia 23 de novembro, entre as 9h e as 13h.