2.ª Conferência Let’s Talk About Money: Como giro o meu dinheiro

Vamos reunir à conversa quatro mulheres que gerem o seu património. A diretora de um hotel de luxo, uma nutricionista e empresária, uma gestora e uma executiva, vão pôr as cartas na mesa.

Quatro mulheres com percursos muito diferentes mas com algo relativamente raro em comum: todas gerem o seu património e estão confortáveis com isso. Nenhuma delas nasceu ensinada, obviamente, mas cada uma à sua maneira, foi fazendo a sua aprendizagem na área financeira para se sentir confortável na gestão das suas finanças pessoais. Numa conversa descontraída, vão partilhar com as participantes da 2.ª Conferência Let’s Talk About Money – As Mulheres e o Dinheiro como fizeram este percurso.

Quando sentiram necessidade de assumir este papel? Como se prepararam para tomar decisões esclarecidas? Porque consideram fundamental que mais mulheres ganhem confiança para fazer o mesmo? Que conselhos deixam a mulheres que ainda acham que o investimento financeiro é algo complicado e que deve ser deixado para quem sabe? São estas as perguntas a que estas quatro mulheres vão responder na manhã de 27 de novembro.

Conheça-as melhor.

Adélia Carvalho, diretora do Valverde Hotel

Adélia Carvalho é diretora do Valverde Hotel.

A sua paixão pela hotelaria ditou que se estreasse com apenas 19 anos no então Hotel Le Meridien, atual InterContinental Lisboa. Três anos depois foi convidada a integrar a equipa que abriu o Penha Longa Hotel & Golf Resort, unidade onde acabaria por integrar vários departamentos ao longo de 11 anos. O conhecimento aprofundado pelas diferentes áreas por onde passou, levaram-na a aceitar o seu maior desafio até então, o de diretora geral de um 5 estrelas boutique hotel, a abrir em pleno centro da cidade de Lisboa em 2005 – o Bairro Alto Hotel, também membro da The Leading Hotels of the World. 

Após 6 anos de liderança e gestão do Bairro Alto Hotel, segue novos voos e em 2011 é apontada como consultora para o Vidago Palace Hotel, também ele um The Leading Hotel of the World, acumulando mais tarde a função de diretora do projeto hoteleiro do Pedras Salgadas Spa & Nature Park, da cadeia Design Hotels. Em 2014 é convidada para abrir e dirigir um novo 5 estrelas de luxo, localizado na Avenida da Liberdade, o Valverde Hotel, que para além de ser membro da prestigiada rede de Turismo de luxo Virtuoso é o único Hotel de Lisboa com a chancela da Relais & Chateaux.

 

Iara Rodrigues, nutricionista e empresária

Iara Rodrigues é nutricionista e empresária.

Licenciada em Ciências da Nutrição e Alimentação e Mestre em Nutrição, especializou-se em Medicina Ortomolecular e Biorresonância. É consultora de nutrição para diversas marcas nacionais e tem três livros publicados – “A Dieta Simples” (2012), “Dieta 1,2,3” (2013) e “Emagreça Sem Fome” (2016).

​Em 2016 fundou a Clínica Iara Rodrigues e, no início de 2018, lançou o projeto Iara Kitchen, um espaço para realizar eventos, workshops e formações de cozinha saudável. Em 2019 estreou o seu programa de televisão – Naturalmente – no 24 Kitchen (FOX), mas participa regularmente n’O Programa da Cristina (SIC) e é responsável pela rubrica de nutrição da Revista Cristina. Colabora regularmente com publicações como Saber Viver, Prevenir, Caras, Sábado, entre outras.

 

Ligia Gomes Cardiga, diretora de Operações na Fidelidade Assistência

Ligia Cardiga por Catarina Lopes

Ligia Gomes Cardiga é diretora de Operações da Fidelidade Assistência.

Licenciada em Línguas e Literatura Moderna (Inglês e Alemão), a atual diretora de operações responsável pelo contact center da Fidelidade Assistência, começou a carreira na Têxtil Manuel Gonçalves, onde foi comercial especialista em vendas para mercados de língua estrangeira. Completou o seu curso superior enquanto trabalhava na TAP, como hospedeira de bordo, e com a licenciatura ingressou na Jerónimo Martins como personnal assistant. Foi aí que começou a interessar-se pelo investimento. O seu diretor recebia o Financial Times diariamente e Ligia Gomes Cardiga conseguia lê-lo antes de ele chegar. Foi assim que foi aprendendo a investir em ações e fê-lo tão bem que conseguiu pagar um MBA, em Inglaterra, e comprar um carro.  De regresso a Portugal, trabalhou na Portugal Telecom, onde foi responsável de Qualidade e gestora de projetos. Antes de chegar à Fidelidade, em 2011, ainda passou pela Europ Assistance, diretora de Operações.

 

Susana Monteiro, managing partner da BDC Empower to Lead

Susana Monteiro é managing partner da BDC Empower to Lead.

Susana Monteiro tem mais de 20 anos de experiência em consultoria de comunicação e estratégia e foi fundadora e administradora de várias agências de comunicação. É especialista em aconselhamento estratégico direto de CEO’s e administradores de empresas e associações, em public affairs e marketing político e em gestão de reputação e comunicação de crise, e responsável por programas de media training para equipas de comunicação e porta-vozes de empresas nacionais e internacionais. Além de managing partner da BDC – Empower To Lead, Susana Monteiro é também professora convidada da Universidade Católica do Porto Business School para as cadeiras de Relações Públicas, Gestão de Crise e Gestão de Influência.

 

Veja o nosso programa e inscreva-se aqui. A entrada é gratuita mas mediante inscrição.

 

2.ª CONFERÊNCIA LET’S TALK ABOUT MONEY

27 novembro I 9h-12h45

Câmara Comércio e Indústria Portuguesa*, Lisboa

9h15      Abertura
              Isabel Canha, diretora da Executiva

9h20     Money Mindfulness
              Cristina Benito, economista e autora do Money Mindfulness

9h40     Seja a sua Chief Financial Officer
              Paula Gil, diretora de particulares do BiG

10h20  Como me tornei especialista financeira
              Bárbara Barroso, fundadora do MoneyLab

10h40   COFFEE BREAK

11H00   Os seguros na proteção do património
               Paula Rios, executive director da HighDome pcc

11h30    Descodificar a linguagem financeira
               Joana Lourenço Broega e Cátia Santos Nina, responsáveis de Agência BiG

11h50     MESA REDONDA Como giro o meu dinheiro
               Adélia Carvalho, diretora do Hotel Valverde
               Iara Rodrigues, nutricionista e empresária
               Ligia Gomes Cardiga, diretora de Operações da Fidelidade Assistência
               Susana Monteiro, managing partner da BDC Empower to Lead         

12h45    FIM

 

* R. das Portas de Santo Antão 89, 1169-022 Lisboa