Compre online com segurança

Conheça alguns dos métodos que lhe permitem estar mais protegida nas compras que faz pela internet.

Use meios de pagamento seguros para evitar surpresas desagradáveis.

Para cada vez mais internautas, um clique é quanto basta para adquirir os mais variados produtos, da lista do supermercado, a peças de vestuário, livros e CD, produtos de beleza e bem-estar, serviços, gadgets, viagens… e a lista está longe de ficar por aqui. Se faz parte dos 2,7 milhões de portugueses e portuguesas que já fazem compras online e que, segundo dados da Associação da Economia Digital (ACEPI), levaram a que, por cá, o comércio eletrónico faturasse 2,9 mil milhões de euros em 2014, saiba que tem hoje ao seu dispor diferentes mecanismos que lhe permitem estar ainda mais salvaguardada ao efetuar pagamentos pela internet.

Recentemente, a Autoridade Bancária Europeia estabeleceu mesmo novas regras de segurança para reger as compras online em sites europeus, que os bancos nacionais adotaram, oferecendo condições adicionais de confiança aos seus clientes. Uma das principais novidades prende-se com a exigência de requisitos de autenticação forte nos pagamentos online com cartão de débito ou crédito. Na prática, estas credenciais de autenticação consistem em métodos para validar a transação em curso por parte do titular do cartão, que, habitualmente, assumem, entre outras, a forma de uma password, de um cartão virtual, de um código dinâmico ou de envio de códigos por SMS.

Os pagamentos fraudulentos com cartões através da internet continuam a aumentar.

Esta preocupação das autoridades europeias em blindar as transações online é justificada. Em 2012, os pagamentos fraudulentos com cartões de débito e de crédito através da internet na União Europeia causaram prejuízos na ordem dos 794 milhões de euros, crescendo 21,2% comparativamente ao ano anterior. Com vista a proteger os consumidores desta ameaça, seguem os exemplos de três ferramentas que tornam os pagamentos online mais seguros. Para aderir e saber qual o método de autenticação a utilizar nas suas compras online, informe-se junto do seu banco. Caso esteja à frente de um negócio que inclua a componente de ecommerce, lembre-se que deve implementar os mecanismos necessários para que as transações decorram no seu site com todas as garantias de segurança para os seus clientes.

3D Secure

O protocolo 3D Secure certifica, em tempo real, no momento da transação, que quem está a fazer o pagamento é efetivamente o legítimo titular do cartão de débito ou de crédito envolvido na compra online. Ao dar garantias acrescidas de segurança na utilização dos dados reais dos cartões, ele evita, deste modo, que os mesmos possam ser utilizados por outros de forma fraudulenta. Para que este sistema de prevenção de fraude funcione, os sites ou lojas online têm de estar dotados deste sistema de segurança. As páginas que tenham aderido a este protocolo são, contudo, fáceis de identificar, exibindo as denominações Verified by Visa, SecureCode ou SafeKey.

Ao efetuar o pagamento num site com selo de segurança 3D Secure, é-lhe apresentado um formulário do banco, no qual deve introduzir os dados do cartão bancário e as credenciais de autenticação, que só o titular do referido cartão conhece. Caso ainda não tenha associado o seu cartão bancário ao protocolo 3-D Secure, poderá, no entanto, ver a sua compra recusada.

MB WAY

Existem, não obstante, outras formas seguras de pagamento online que asseguram que os dados reais do cartão usado na transação nunca chegam a ser partilhados com o comerciante. É o caso do serviço MB WAY, que associa os seus cartões bancários ao seu telemóvel e, deste modo, lhe permite fazer compras online através do seu smartphone ou tablet em segurança. Para tal, basta descarregar a aplicação MB WAY (disponível na App Store, na Google Play e na Microsoft), que desmaterializa os cartões de débito ou crédito e possibilita a realização de compras nos sites e lojas online aderentes, indicando apenas o seu número de telemóvel.

Para aderir, deve selecionar a opção MB WAY no Multibanco, inserir o seu número de telemóvel e definir um código PIN MB WAY de seis dígitos. Em seguida, faça o download da aplicação MB WAY e acione-a, digitando o seu número de telemóvel e o PIN MB WAY previamente definido durante o processo de adesão. Posteriormente, receberá uma SMS com um código de ativação a inserir na aplicação MB WAY e, uma vez completo esse processo, o serviço ficará imediatamente disponível.

Além de lhe proporcionar maior comodidade, podendo ser utilizado a qualquer hora e em qualquer lugar, e de exigir a autenticação do utilizador e a validação da compra, este serviço tem uma garantia adicional de segurança, ao estabelecer um valor limite diário para os pagamentos efetuados. Adicionalmente, o MB WAY não requer carregamentos e não pressupõe custos de adesão.

MB NET

Outro dos métodos de pagamento que garante que os dados do seu cartão de débito ou de crédito nunca são revelados é o sistema MB NET. Gerando cartões virtuais MB NET a partir de qualquer cartão real American Express, MasterCard ou Visa, esta ferramenta permite-lhe fazer compras em qualquer site ou loja online que aceite pagamentos com cartões destas marcas internacionais.

Para gerar os cartões virtuais MB NET, pode aceder à aplicação MB WAY no seu smartphone ou tablet e selecionar o menu “Cartões”, escolhendo, em seguida, a opção “Gerar cartão MB NET”. Em alternativa, pode optar por fazê-lo através do site mbnet.pt, acedendo à área de Login e introduzindo as suas credenciais de acesso. Estas credenciais de acesso podem ser obtidas no Multibanco, ao selecionar o menu MB NET e, em seguida, a opção “Gerar um utilizador de acesso ao site”. Este serviço também não requer carregamentos e não tem custos de adesão.

Parceiros Premium
Parceiros