O ranking das 25 personalidades mais faladas nos media portugueses no ano de 2015, feito pela Cision Portugal, mostra a realidade noticiosa portuguesa: a política e o futebol são os temas mais falados nos meios de comunicação social. Como as mulheres têm ainda pouca expressão na primeira e quase nenhuma na segunda área, não é de estranhar que apareçam pouco e em posições de menos destacadas.
É preciso chegar à 13.ª posição para encontrar o primeiro nome feminino.
Este ranking é o resultado de um estudo que destaca as pessoas mais importantes na agenda mediática e que mais vezes foram referidas. E no top 10 não consta o nome de nenhuma mulher. Pedro Passos Coelho foi a personalidade mais vezes referida, ocupando o primeiro lugar, seguido de António Costa, Aníbal Cavaco Silva, José Sócrates e o treinador de futebol Jorge Jesus. Nas 6ª e 7ª posições aparecem Paulo Portas e Cristiano Ronaldo. A completar a lista dos dez primeiros aparecem o primeiro ministro grego Alexis Tsipras, na 8ª posição, o ex-treinador do FC Porto, Julian Lopetegui, na 9ª, e Barack Obama no 10.º lugar. Veja a lista aqui.
É preciso chegar à 13ª posição para encontrar o nome de Angela Merkel, a chefe do governo alemão, à 15ª para lermos o de Catarina Martins, coordenadora do Bloco de Esquerda, e à 21ª para vermos o de Maria Luís Albuquerque, ex-ministra das finanças. “É a política e o desporto que ocupam quase todas as posições e só na 38ª posição voltamos a ver um nome feminino – Mariana Mortágua, deputada do Bloco de Esquerda”, refere um dos responsáveis deste estudo, Tiago Mesquita. Christine Lagarde, diretora do FMI, é a senhora que se segue na 41.ª posição, acompanhada por Dilma Rousseff, presidente do Brasil, logo a seguir.