12.ª Grande Conferência Liderança Feminina: os oradores

Conheça os oradores da 12.ª Grande Conferência Liderança Feminina, que a Executiva vai realizar a 17 de outubro, no auditório da Ordem dos Contabilistas Certificados em Lisboa. Saiba também como se inscrever.

A Executiva vai realizar a 12.ª Grande Conferência Liderança Feminina a 17 de outubro, entre as 9h e as 18h30, no auditório da Ordem dos Contabilistas Certificados em Lisboa. Venha escutar mulheres que provaram que é possível quebrar o teto de vidro e que estão a fazer a diferença nas organizações que lideram. O painel de oradores conta também com homens que defendem a importância de dar às mulheres os lugares que elas merecem, não apenas por uma questão de justiça, mas também porque reconhecem a mais-valia que a diversidade traz às empresas e ao bem-estar dos seus colaboradores.

A Grande Conferência Liderança Feminina foi lançada pela Executiva em 2016 e desde então já se realizaram sete edições em Lisboa e quatro no Porto, que reuniram 185 oradores, 103 empresas patrocinadoras e quase 4.000 participantes. É um evento de informação, formação, empoderamento e networking, que dá palco a mulheres líderes capazes de inspirar outras mulheres a não desistir de alcançar as funções de topo que ambicionam e merecem.

O valor da entrada é de 185€ até 4 de outubro. Daí em diante será de 250€. Compre a sua entrada aqui

 

 

KEYNOT SPEAKER

Celeste Whatley, CEO, Transearch International

Com mais de duas décadas de cargos executivos na Transearch International, Celeste Whatley, há sete anos a liderar a multinacional de executive search, é a keynote speaker da 12.ª Grande Conferência Liderança Feminina. Responsável por todas as iniciativas comerciais e estratégicas dentro da organização, a sua visão tem sido fundamental para impulsionar o crescimento e desenvolvimento do negócio. Perita em enfrentar desafios complexos, especialmente em ambientes multiculturais, e num setor dominado pelos homens, o seu percurso ilustra a forma como os líderes podem inspirar as suas equipas e impulsionar a inovação e a mudança positiva. É licenciada em Ciência Política, Antropologia e Relações Laborais. Pela primeira em Portugal, vem falar da sua paixão pela liderança e revelar as estratégias para os líderes criarem um impacto duradouro nas suas organizações.

 

ORADORES

Alexandra Andrade, diretora-geral, Adecco

Alexandra Andrade, CEO da Adecco em Portugal, está ligada à área dos Recursos Humanos há 20 anos e, desde há sete, que desenvolve a sua carreira de liderança no Grupo Adecco: em 2016, juntou-se à Spring Professional, em Portugal, como diretora da divisão de recrutamento de executivos, quadros médios e de gestão intermédia do Grupo. No ano seguinte, Alexandra Andrade deu o salto para Espanha, liderando primeiro a marca Spring Professional e acrescentando a Badenoch + Clark, empresa de executive search do Grupo, à sua gestão em 2020. Em 2021, foi nomeada como Senior Vice President Professional Recruitment para o Sul da Europa, acumulando funções em Itália e Espanha, onde a Adecco é líder de mercado. Depois de cinco anos de carreira internacional, Alexandra Andrade regressou a Portugal, no início de 2022, para liderar a Adecco no nosso país. Licenciada em Sociologia, com especialização em Criminologia, tem um MBA pelo ISCTE e é coacher desde 2016. Iniciou a sua carreira na Randstad, tendo passado depois pela Michael Page e pela Msearch.

 

Ana Bispo Ramires, fundadora, GAPP – Grupo de Atuação em Psicologia e Performance

Com mais de 20 anos de experiência em Psicologia de alta performance, Ana Bispo Ramires é fundadora e coordenadora do GAPP – Grupo de Atuação em Psicologia e Performance. Ao longo da carreira tem acompanhado inúmeros desportistas, mas também executivos, ajudando-os a gerir melhor a energia para conseguirem um elevado desempenho nas suas carreiras. Referência nacional e internacional em Psicologia do Desporto e da Performance, tem acumulado mais de duas décadas de experiência como docente, keynote speaker, formadora e consultora, com milhares de horas de trabalho desenvolvido sobretudo em grandes empresas. No âmbito das mais variadas atividades de alta performance, tem acompanhado médicos, militares, gestores de topo, artistas, bailarinos, coreógrafos, atletas, treinadores e árbitros. Figura pioneira no campo da Psicologia desportiva, no nosso país, integrou até há pouco tempo a Direção de Medicina Desportiva do Comité Olímpico de Portugal. É docente convidada na pós-graduação em Enfermagem no Desporto, pela Universidade Católica Portuguesa, e na pós-graduação internacional High Performance Football Coaching, pela faculdade de Motricidade Humana. Licenciada em Psicologia pelo ISPA, na área Clínica, é mestre em Psicologia Desportiva pela Universidade do Minho e possui as especialidades de Psicologia Clínica e da Saúde, Psicologia do Trabalho e Organizações e ainda a Especialidade Avançada de Psicologia do Desporto.

 

Ana Claudia Ruiz, diretora-geral, Coca-Cola Portugal

Ana Claudia Ruiz, é diretora-geral da Coca-Cola Portugal, desde o final de 2021. Com uma vasta experiência internacional, Ana Claudia Ruiz já trabalhou em 5 países, desenvolvendo um profundo conhecimento das dinâmicas de negócio em ambientes multiculturais. Ao longo do seu percurso em Portugal, conduziu a Diageo a um crescimento de vendas, recuperando a liderança do mercado de bebidas destiladas. Foi presidente da ANEBE (Associação de Produtores de Bebidas Espirituosas), representando o setor perante autoridades governamentais e entidades oficiais. O compromisso com a igualdade de género e o empoderamento feminino tem sido uma prioridade na carreira desta executiva, licenciada em Economia pela Universidad Iberoamericana e com um MBA pela London Business School. É mentora de jovens mulheres, através da Professional Women’s Network (PWN), uma organização dedicada a promover o desenvolvimento profissional feminino.

 

Ana Ferreira, diretora de Alojamentos, Ritz Four Seasons Hotel Lisboa

Com uma carreira dedicada à excelência na hotelaria, Ana Ferreira iniciou a o seu percurso profissional como estagiária no Four Seasons Resort das Maurícias, que lhe garantiu uma base sólida de experiência em hospitalidade de luxo. Desde 2010, faz parte da equipa do icónico Ritz Four Seasons Hotel Lisboa, onde passou por várias áreas-chave, contribuindo para a experiência dos hóspedes e para a implementação de práticas de melhoria contínua. Há cinco anos nas funções de diretora de Alojamentos, tem sido uma defensora ativa da integração de princípios de sustentabilidade e diversidade nas operações hoteleiras, liderando equipas e processos focados na excelência operacional e na sustentabilidade. Licenciada em Economia, pela Universidade Nova de Lisboa, tem uma pós-graduação em Gestão Hoteleira, pela Les Roches Marbella, e outra em Desenvolvimento Sustentável, pela Nova SBE.

 

O valor da entrada é de 185€ até 27 de setembro. Daí em diante será de 250€. Compre a sua entrada aqui

 

Cláudia Lourenço, diretora-geral, P&G

Cláudia Lourenço lidera a P&G em Portugal, desde 2018. Formada em Gestão, pelo ISCTE, entrou na P&G em 1998 e, é nesta multinacional que tem desenvolvido a sua carreira. Começou na área de vendas e as suas experiências já passaram também trade marketing, pela liderança da unidade de negócio P&G Prestige, por ter uma função ibérica, e ainda pela direção comercial antes de assumir o cargo de diretora-geral, que hoje ocupa.  Uma das suas missões de vida é tornar realidade a igualdade e a inclusão, que Cláudia Lourenço pretende alcançar através de uma liderança partilhada. Mãe de quatro filhos, equilibra o seu tempo entre a família, a empresa, a atividade física e ações de voluntariado em organizações de solidariedade e de promoção de igualdade de género.

 

Cristina Rodrigues, diretora-geral, Capgemini

Cristina Rodrigues chegou à Capgemini no final de 2000, com a missão de participar no turnaround da consultora em Portugal. Hoje, orgulha-se de ter participado na equipa que conseguiu dar a volta aos resultados negativos da consultora e, nestes 24 anos, também foi fazendo história: quando, em 2009, passou a chief finantial officer, era a única mulher CFO do cluster europeu de 11 países em que a Capgemini está integrada e, em julho de 2018, quando assumiu a liderança da consultora em Portugal era a única CEO da Capgemini no mundo. Cristina Rodrigues iniciou a carreira na banca, em 1994, logo que se licenciou em Gestão de Empresas. Quando, seis anos mais tarde, foi convidada para se juntar à Capgemini já integrava uma direção comercial que geria 100 agências e gabinetes de empresas em Lisboa. Uma das suas missões na Capgemini tem sido a de atrair mais mulheres para a área tecnológica.

 

Helena Freitas, diretora-geral, Sanofi

Helena Freitas entrou na indústria farmacêutica pela área financeira, e porque não deixa escapar as oportunidades, foi passando por várias outras até chegar à direção-geral da Sanofi, lugar a que se candidatou quando terminava a licença de maternidade. Não contava ser a escolhida, mas desde 2022 que é a primeira mulher portuguesa a liderar os 150 trabalhadores da empresa francesa, em Portugal. Com mais de 20 anos de experiência nas áreas comerciais, assuntos governamentais e acesso ao medicamento, Helena Freitas, licenciada em Economia, pela Universidade do Porto, e mestre em Administração de Empresas, pela AESE Business School, começou a carreira na Ernst & Young, onde esteve cinco anos, antes de ingressar na indústria farmacêutica — trabalhou 12 anos na Bristol-Myers Squibb e está na Sanofi desde 2016. Reconhecida pela sua liderança inclusiva e empática, tem como missão contribuir para uma saúde mais sustentável e equitativa

 

Helena Marujo, professora associada, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas

Doutorada em Psicologia, pela Universidade de Lisboa, e especialista em Psicologia Positiva, Helena Marujo é professora associada no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, da Universidade de Lisboa, universidade onde coordena a cátedra UNESCO em Educação para a Paz Global Sustentável. É também investigadora integrada do Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP) e coordenadora da pós-graduação em Psicologia Positiva Aplicada. Com oito livros publicados e mais de 80 artigos em revistas científicas, Helena Marujo integra a direção das Associações Mundial e Europeia de Psicologia Positiva, tendo recebido vários prémios na área da educação para a paz e do bem-estar.

 

Helene Westerlind, CEO, Zurich Portugal

Nascida em Estocolmo, na Suécia, Helene Westerlind, é CEO da Zurich Portugal desde outubro de 2022. Com uma vasta experiência na indústria seguradora, a executiva, mestre em Direito pela Universidade de Estocolmo, juntou-se à Zurich Nordic, em 2003, como gestora de sinistros de Responsabilidade Civil, passando depois para Subscritora de Responsabilidade Civil, no segmento de empresas nacionais e internacionais. Ao longo dos últimos 15 anos, assumiu vários cargos regionais e globais para o Zurich Insurance Group, o que a levou a mudar-se com a sua família para Zurique, na Suíça, em 2013. Antes de assumir funções em Portugal, Helene Westerlind foi CEO da LiveWell by Zurich, o negócio digital de prestação de serviços de saúde e bem-estar do Zurich Insurance Group, que criou e desenvolveu e que se tornou numa empresa global. Conhecida pela sua abordagem baseada na inovação e na resolução de problemas, acredita apaixonadamente que cada situação tem uma solução.

 

Isabel Borgas, diretora de Pessoas & Organização, NOS

Isabel Borgas lidera há quatro anos a direção que engloba as áreas de gestão de pessoas, cultura, frota e workplace, do Grupo NOS. Antes de assumir este cargo, foi diretora de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade, com responsabilidade sobre as áreas de cultura e comunicação interna e comunicação institucional, desta empresa de telecomunicações. Começou o seu percurso profissional em agências de publicidade e comunicação, tendo depois passado pelo setor do Turismo e Hotelaria. Dirigiu as Relações Públicas da Optimus e liderou a Comunicação Institucional da Sonaecom, grupo em que trabalhou entre 2001 e 2013. É docente há mais de duas décadas, em formação avançada para executivos, nas áreas de gestão de pessoas, comunicação organizacional e gestão da mudança.

 

Marta Pereira da Costa, guitarrista portuguesa

A primeira e única mulher, a nível mundial, a tocar profissionalmente guitarra portuguesa no fado. Num universo, historicamente dominado pelos homens, Marta Pereira da Costa sobressaiu, trazendo este instrumento para o primeiro plano da música. A guitarra portuguesa é dos maiores símbolos do Fado e de Portugal. Sem nunca esquecer as raízes e a tradição, esta guitarrista arriscou novas sonoridades, juntando as origens do Fado a diferentes estilos e unindo fronteiras através da sua música. A sua formação musical começou aos 4 anos, no piano, depois na guitarra clássica e aos 18 anos na guitarra portuguesa. Licenciada em Engenharia Civil, em 2012, deixou para trás a sua carreira profissional para se dedicar em exclusivo à música e à guitarra portuguesa, iniciando uma bem-sucedida carreira a solo.

 

Teresa Cardoso de Menezes, diretora-geral, Informa D&B Portugal

Teresa Cardoso de Menezes é, desde 2004, diretora-geral da Informa D&B Portugal, empresa de informação global que integra a rede Dun & Bradstreet – que detém a maior base de dados empresariais do mundo, e é uma das profissionais que melhor conhece o tecido empresarial português. Licenciou-se em Relações Internacionais e, no 2ª ano do curso, já trabalhava numa empresa de consultoria, onde, com apenas 20 anos, dava formação a pessoas com o dobro da sua idade. Chegou à Informa (na altura Dun & Bradstreet), candidatando-se a uma vaga de emprego para secretária, quando precisou de encontrar um trabalho mais calmo que lhe permitisse terminar o curso, mas a sua experiência anterior em consultoria chamou a atenção dos recrutadores, que a selecionaram para consultora comercial.

 

Rita Mexia, National Operations Manager Healthcare&Life Sciences, Gi Group

Rita Mexia_National Operations Manager Healthcare, Gi Life Sciences
Rita Mexia começou o seu percurso profissional como consultora de recursos humanos, tendo desenvolvido vários projetos de gestão operacional e comercial ligados à área de Indústria e Serviços. Licenciada em Sociologia e com uma pós-graduação em Direito de Trabalho, assumiu ao longo da sua carreira, que soma já duas décadas, a liderança de várias equipas em diversas áreas de negócio, tais como: Hotelaria; Turismo, Indústria e Serviços. Desde 2016 que dirige a área de Heatlhcare & Life Sciences, do Gi Group, tendo assumido, há dois anos, a responsabilidade do projeto Equity@Work, dedicado à Diversidade, Equidade e Inclusão no mercado de trabalho.

 

Filipa Frias, responsável de Comunicação, L’Oréal Paris

Filipa Frias, responsável de Comunicação, L’Oréal Paris

Formada em Comunicação Social, vertente de jornalismo, Filipa Frias é responsável pela Comunicação das marcas do Grupo L’Oréal desde 2010, desempenhando atualmente a função de E-PR e Advocacy Manager, das marcas de grande consumo do Grupo francês de cosmética e beleza. Ao longo do seu percurso, enquanto especialista de comunicação, foi responsável pelo desenvolvimento de três áreas de negócio da L’Oréal: beleza profissional, luxo e grande consumo. Sob a sua liderança, promoveu a transformação digital e os principais projetos corporativos de cada uma das marcas por onde passou, sendo o empoderamento feminino a sua prioridade e compromisso a longo prazo.

 

Filipa Appleton, Head of Brand & Marketing Continente, MC

Filipa_Appleton_ Head of Brand & Marketing_MC Sonae

Licenciada em Economia pelo ISEG, Filipa Appleton possui uma especialização em Economia Política e uma pós-graduação em Marketing e Vendas, acumulando ainda uma certificação Sénior Marketeer, da Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing. Iniciou a sua atividade profissional na área da Banca, durante um ano. Foi gestora de produto e diretora de Marketing na Lexmark, durante seis anos, tendo, posteriormente, liderado o Marketing, na Nokia. Depois de 12 anos como responsável pela área de Marketing da rede de supermercados Lidl em Portugal, ingressou na Galp, em 2022, como Global Head of Brand & Marketing, onde permaneceu, até agosto do ano passado, quando assumiu o cargo atual de Head of Brand & Marketing do Continente, na MC Sonae.

 

Cátia Santos Nina, coordenadora de Agências, BiG
Catia Santos Nina_coordenadora de agencias_BiG
Há quase 19 anos no Banco de Investimento Global (BiG), depois de ter ingressado no Montepio Geral, Cátia Santos Nina é coordenadora de agências, sendo especialista no planeamento e investimento financeiro em ativos. Dedica-se ainda à gestão regional do negócio de clientes particulares do BiG e, sobretudo, à formação e gestão de equipas comerciais. Licenciada em Estudos Europeus, e pós-graduada em Sales Management pela Católica Lisbon School of Business and Economics, desenvolveu a carreira na área bancária e financeira comercial, passando por diversos níveis desde o Serviço de Apoio ao Cliente, Consultoria para Investimento e Gestão de Equipas de Consultores certificados para prestar aconselhamento financeiro no âmbito da DMIF II.
Maria Antónia Saldanha, country manager, Mastercard Portugal
Maria Antónia Saldanha é country manager da Mastercard em Portugal.
Maria Antónia Saldanhacountry manager da Mastercard Portugal, soma mais de duas décadas de experiência e conhecimento na indústria de pagamentos e serviços financeiros no mercado português. No seu longo percurso profissional, passou pelo Novo Banco, como diretora de Marca e Comunicação, desempenhou o cargo de vice-presidente da ACEPI – Associação do Comércio Eletrónico e de Publicidade Interativa, e foi PR Advisor do economista Vitor Bento. Durante os 15 anos em que integrou a SIBS, criou e dirigiu o departamento de Comunicação e Marketing, tendo posteriormente assumindo a direção da SIBS Payfoward Innovation Program. Com duas licenciaturas, em Relações Internacionais, pela Universidade Lusíada de Lisboa, e Relações Públicas e Publicidade, pelo INP, possui ainda um mestrado executivo em Gestão de Marketing pelo INDEG-IUL e dois programas executivos em Transformação Digital e Gestão Avançada, pela Católica Lisbon School of Business & Economics.
Vitor Ribeirinho, senior partner/CEO, KPMG Portugal
Vitor_Ribeirinho_CEO, KPMG
Exemplo de paixão e dedicação a uma empresa, Vitor Ribeirinho, Senior Partner / CEO da KPMG Portugal, desde o final de 2021, soma mais de 33 anos de carreira na consultora, com foco na área de auditoria. Assumiu diversas funções de destaque na empresa, tendo sido Partner de Auditoria em 2002, a que se seguiram cargos de Head of Audit & Assurance e de Vice-Presidente. Integrou importantes projetos multidisciplinares nacionais e internacionais, envolvendo grandes grupos económicos.  Conta ainda com uma participação ativa em diversos órgãos/grupos relacionados com a profissão e regulação de Auditoria. Tem contribuído ativamente para a promoção interna de temas de IDE, sustentabilidade ou inovação, que considera prioritários para o futuro de qualquer organização.
Cátia Sá Guerreiro, professora e diretora de programas, AESE
Cátia Sá Guerreiro, professora e diretora de programas na AESE.
Cátia Sá Guerreiro concilia a sua atividade como professora e diretora de programas executivos One Steap Ahead – Liderança no Feminino e GOS – Gestão de Organizações Sociais, na AESE Business School, integrando também a equipa de coaching, com uma intensa participação na área da cooperação internacional, com especial incidência em países africanos. É licenciada em Enfermagem, pela Escola Superior de Enfermagem Calouste Gulbenkian de Lisboa, mestre em Saúde e Desenvolvimento com especialização em Gestão de Programas e Projetos pelo Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT) da UNL e doutorada, pela mesma entidade, em Saúde Internacional, ramo de Políticas de Saúde. Enquanto enfermeira, exerceu funções na área de Pediatria, em serviços públicos e privados. Participou e coordenou missões de desenvolvimento e de emergência humanitária. Assumiu a direção geral de uma ONG portuguesa, mantendo, desde então, o trabalho com o setor de economia social. Atualmente, colabora com o IHMT em projetos de Cooperação e Investigação em Saúde Internacional. É ainda consultora do Banco Mundial, em matéria de Recursos Humanos da Saúde, e membro da Direção do Conselho Português de Saúde e Ambiente.
Manuela Doutel Haghighi, Global Customer Experience Director, Microsoft
Manuela Doutel Haghighi é Global Customer Success Account Director na Microsoft.
Manuela Doutel Haghighi já viveu e trabalhou em 7 países de 3 continentes, tendo feito grande parte da carreira ligada ao Reino Unido, com uma passagem pela Noruega e África do Sul, e, sobretudo, em multinacionais de tecnologia como a IBM, onde esteve 17 anos, e agora a Microsoft, onde está há já três anos, agora como  Global Customer Experience Director. Ser mulher, jovem, estrangeira, e mais tarde mãe solo, num mundo ainda muito masculino das tecnologias — desde a área comercial, aos grandes negócios de outsourcing ou gestão de crise de clientes —,  foi para Manuela Doutel Haghighi um desafio constante, porque quanto mais subia na carreira, menos mulheres encontrava e maiores eram os jogos de poder. Os seus mentores e a sua rede de network feminina foram fundamentais neste percurso e por isso quando regressou a Portugal, em 2021, apesar de continuar em postos globais, decidiu co-criar o primeiro Women Network da Microsoft Portugal que hoje já serve de inspiração para outras empresas.

António Pires de Lima, presidente da Comissão Executiva do Grupo Brisa

António Pires de Lima é presidente da Comissão Executiva do Grupo Brisa desde 2020. Tem um background de liderança transformacional, com foco na criação de valor para os acionistas, bem como em oportunidades de crescimento e desenvolvimento para as pessoas e as equipas com quem trabalha. Foi ministro da Economia, entre 2013 e 2015. Antes disso, foi CEO da Compal, de 1993 a 2005, e CEO da Unicer, de 2006 a 2013. Entre 2015 e 2020, ocupou cargos não executivos na Horizon Equity Partners e Sumol-Compal, foi Chief Transformation Officer na Parfois, além de outras funções não executivas. Atualmente, é também senior advisor do Bank of America. Licenciado em Economia pela Universidade Católica Portuguesa, tem também um MBA pela IESE Business School.

 

David Sousa, Head of Smoke-Free Products, Tabaqueira

David Sousa_Head of Smoke-Free Products_Tabaqueira
Charli Elle, cantora
Charli Elle, cantora
Desde cedo que Charli Elle revelou a sua paixão pela música. Aos 8 anos começou a estudar canto, piano e guitarra, tendo conquistado, na África do Sul, onde viveu alguns anos, vários prémios em diversas disciplinas na prestigiada competição sul-africana National Eisteddfod Academy. A sua paixão levou-a a estudar nos Estados Unidos, primeiro na American Musical and Dramatic Academy e, depois, na New School for Jazz and Contemporary Music. De regresso a Portugal, trabalhou com diversos artistas, afirmando-se como compositora. A sua estreia a solo, começou em 2023, com o lançamento de três singles, tendo inaugurado este ano com a saída do seu primeiro álbum. Considerada uma revelação no panorama musical português, assume-se como uma mulher e artista que persegue os seus sonhos e luta pelas causas em que acredita.

 

Em breve comunicaremos mais oradores.

O valor da entrada é de 185€ até 4 de outubro. Daí em diante será de 250€. Saiba mais sobre a GCLF Lisboa 2024 aqui e compre a sua entrada aqui

 

 

Parceiros Premium
Parceiros