5 dicas para aprender um idioma em 2016

O site Babel, que ensina 14 idiomas online, presenteou os seguidores com cinco conselhos infalíveis para notarem progressos rápidos e não correrem o risco de deixar o processo de aprendizagem a meio.

Aproveite todas as oportunidades para estudar e praticar.

Por necessidade ou por hobi nunca é tarde demais para aprender um idioma. O segredo para ser bem sucedida é afinal mais simples do que parece. O site Babbel, que lhe permite aprender 14 idiomas online, dá-lhe algumas dicas preciosas, que se forem seguidas à risca vão de certeza ajudá-la a alcançar o objetivo mais rapidamente.

Identificar as suas motivações

Pode parecer óbvio, mas se tiver uma boa razão para aprender um idioma é mais provável manter a motivação a longo prazo. Quer visitar Paris no próximo verão? Pretende dominar a língua da casa-mãe para poder comunicar com as chefias quando visitam Portugal? Qualquer que seja a razão, quando a tiver bem clara, será mais fácil alcançar o objetivo.

Integrar o idioma no dia-a-dia

Aprender um idioma é fácil, especialmente se o combinar com coisas que gosta de fazer. Ver filmes italianos, escutar músicas francesas, ler livros em espanhol ou acompanhar um canal alemão, tornará mais rápida a aprendizagem de vocabulário.

Construir associações à sua volta

Outra forma prática de aprender e fixar o vocabulário é usar post-it para etiquetar quase todos os objetos em casa. E não se limite a escrever os nomes das coisas, mas também os verbos e as ações que estão relacionadas. Por exemplo ao ‘interruptor da luz’, acrescente ‘acender’ e ‘apagar’. Aos poucos vai assimilando frases completas com o vocabulário novo sem grande esforço.

Praticar o mais possível

O tempo não importa, o que importa é praticar sempre que pode. Tem meia-hora? Perfeito! Tem apenas 10 minutos? É melhor do que nada. O importante é que aprenda com regularidade e que encontre tempo para estudar todos os dias uns minutos. Utilize as apps para praticar no telemóvel enquanto vai no Metro ou aguarda a sua vez na fila para o almoço. Enquanto espera por uma amiga no shopping tente recordar o vocabulário de tudo o que a rodeia.

Agir como uma criança

A chave para aprender um idioma mais depressa é comportar-se como uma criança: esquecer as inseguranças e o medo de errar são uma excelente ajuda. Atreva-se a falar no novo idioma com amigos que sejam fluentes ou mesmo com estrangeiros, sem estar demasiado preocupada com os erros que dá. Falar é a melhor forma de praticar novas palavras e aumentar a sua confiança.