10 sugestões de programas para este Natal

Desde o teatro à música, passando pelos mercados de Natal, atividades não faltam. Fique a par de alguns eventos para aproveitar nesta quadra festiva.

Siga as nossas sugestões de programas para este Natal.

Se não quer ficar em casa durante esta época festiva, este artigo é para si. Reunimos algumas sugestões de atividades que pode fazer em família, com amigos ou até mesmo sozinha.

Ainda lhe falta escolher algumas prendas de Natal? Então o XmasTime pode ser uma boa solução. Entre os dias 21 e 23 de dezembro, o Time Out Market, em Lisboa, vai receber um mercado natalício com diversas marcas nacionais, onde poderá encontrar peças de design e artigos de autor. Mais informações, aqui.

No mercado de Natal da Time Out Market poderá comprar peças de design e artigos de autor.

 

Outra opção para encontrar aquele presente de “última hora” é o Bazar de Natal de Serralves, no Porto. Nos dias 23 e 24 de dezembro vai poder encontrar inúmeras sugestões de presentes criativos, desde brinquedos a artigos de decoração, bem como acessórios de moda e decorações de Natal. Saiba mais, aqui.

No Bazar de Natal, em Serralves, pode encontrar aquele presente de “última hora”.

 

Se preferir, pode oferecer uma experiência nas Aldeias de Xisto. Durante o mês de dezembro todas as reservas de experiências para 2019 feitas na plataforma Bookinxisto têm 30% de desconto. Das técnicas artesanais ancestrais em oficinas de cerâmica à riqueza da fauna e da flora envolventes, aproveite o que de melhor a região Centro tem para lhe oferecer. Mais informações, aqui.

Os passeios pedestres são algumas das experiências propostas pelas Aldeias de Xisto.

 

Este Natal, no Museu Nacional de Arte Antiga, não deixe de visitar a renovada Sala do Presépio Português, que vai dar acesso à Capela das Albertas. A peça central da Sala é o “Presépio dos Marqueses de Belas”, que foi recentemente restaurada graças à campanha de angariação de fundos que o MNAA lançou em abril. Saiba mais, aqui.

O “Presépio dos Marqueses de Belas” é a peça central da nova Sala do Presépio Português. Foto: Paulo Alexandrino/MNAA

 

E porque uma banda sonora de Natal só estará completa se incluir, pelo menos, um dos ballets de Tchaikovsky, nos dias 21 e 22 de dezembro terá a oportunidade de assistir, na Casa da Música, a um dos célebres bailados do compositor russo, “A Bela Adormecida”, apresentado pela Orquestra Sinfónica do Porto. Deixe-se encantar por este conto de fadas. Mais informações, aqui.

A Orquestra Sinfónica do Porto vai apresentar “A Bela Adormecida”, de P.I. Tchaikovsky, na Casa da Música.

 

Também dia 22 de dezembro, os Medivoce dão um concerto cujas receitas revertem a favor da Ala Pediátrica do Centro Hospitalar Universitário de São João, no Porto. Este espetáculo solidário, promovido pela Casa do Vinho Verde, onde também decorre, será uma viagem pelos temas mais conhecidos da época natalícia. Mais informações, aqui.

As receitas do concerto solidário com os Medivoce vão reverter a favor da Ala Pediátrica do Centro Hospitalar Universitário de São João.

 

Ainda na Casa da Música, no dia 27 de dezembro, poderá assistir ao espetáculo “Uma Noite de Natal”, de Gisela João, que interpretará algumas das mais famosas composições americanas de Natal, acompanhada por um trio de jazz e pela Orquestra Filarmónica das Beiras. Saiba mais, aqui.

No espetáculo “Uma Noite de Natal”, Gisela João irá interpretar alguns dos mais célebres temas de Natal. Fonte: Instagram/giselajoaoaberdadeira

 

Se preferir algo que fuja ao espírito natalício, sugerimos o recital “Páginas Francesas” pelos Solistas da Metropolitana, no Museu do Oriente, dia 23 de dezembro. Neste concerto poderá ouvir algumas das sonatas de Francis Poulenc, Florent Schmitt e Maurice Emmanuel, nomes que pertenceram a à geração de compositores franceses herdeira dos legados de Claude Debussy, Maurice Ravel e Erik Satie. Mais sobre este concerto, aqui.

Assista ao recital “Páginas Francesas” pelos Solistas da Metropolitana, no Museu do Oriente.

 

Para os últimos dias do ano, o Teatro Nacional D. Maria II propõe “Alice no País das Maravilhas”, encenado por Maria João Luís e Ricardo Neves-Neves, a partir do mítico conto de Lewis Carroll. A peça estreia a 27 de dezembro e vai estar em cena até dia 6 de janeiro de 2019. Saiba mais, aqui.

“Alice no País das Maravilhas”, a partir do conto de Lewis Carroll, estará em cena, no Teatro Nacional D. Maria II, até dia 6 de janeiro de 2019.

 

E porque não rever um clássico da Disney? Dia 28 de dezembro o Centro Cultural de Belém exibe “Fantasia”, um filme de animação de 1940 com a assinatura de Walt Disney, em que grandes composições musicais, de Beethoven a Schubert, se juntam a um ambiente mágico e a uma panóplia de personagens. Mais informação, aqui.

Em família, reveja o filme “Fantasia”, um dos maiores clássicos de cinema da Disney.