10 atitudes que melhoram a sua vida

Veja aqui algumas dicas sobre como orientar, organizar e equilibrar a sua vida.

Rodeie-se de quem lhe dá boas energias.

Não há como o negar, o stresse será sempre uma parte do seu dia a dia, mas existem pequenas coisas que pode fazer de forma a aliviar a pressão e ter uma vida mais feliz, saudável e equilibrada.

1. Mantenha-se em contacto com as pessoas que lhe são próximas

Ligue aos seus amigos ou familiares, quer seja enquanto vem do trabalho para casa ou na sua pausa do almoço. Mantenha-se em contacto com as pessoas que lhe são mais próximas – poucos minutos de uma conversa casual com quem mais gosta vão melhorar bastante o seu dia.

2. Organize o seu espaço

Manter as coisas constantemente limpas e ordenadas nem sempre é fácil, mas ter o espaço onde passa mais tempo organizado vai fazer uma grande diferença na sua vida e trazer-lhe inúmeros benefícios estéticos, emocionais e mentais.

Dedique umas horas da sua semana para fazer uma triagem de roupas, livros ou papéis guardando apenas aquilo que quer mesmo manter e que usa frequentemente. Conservar apenas os itens que lhe dão jeito ou lhe trazem alguma alegria vai facilitar a sua vida, tornando a sua secretária ou casa muito mais convidativas e acessíveis.

3. Não se queixe sem ter uma solução

Queixar-se só porque sim é contraproducente, já que está a alimentar pensamentos negativos ao invés de se focar numa solução para o problema. A sua internet está lenta? Ligue para o seu fornecedor e esclareça o problema. Apanha muito trânsito para o trabalho? Saia mais cedo ou vá por outro caminho. A maioria dos seus problemas diários tem uma solução fácil e quando não a consegue encontrar o mais provável é a resolução estar fora do seu alcance e como tal, se não há nada que possa fazer, reclamar também não vai ajudar.

4. Experimente uma nova atividade

Por vezes sentimo-nos com mais energia e entusiasmo quando saímos da zona de conforto e experimentamos algo novo. Seja entrar no novo café do final da rua, planear uma viagem ou começar aulas de zumba – experimentar novas coisas leva ao aumento da produtividade, renova a sua criatividade, traz-lhe novas perspectivas, cria boas memórias e no mínimo fica com uma história interessante para contar. 

5. Seja bondosa consigo própria

Observe a fundo os seus hábitos, comportamentos e mecanismos de raciocínio – é gentil para si mesma? Se acha que não, tente perceber exatamente o porquê, como e quando. Ao identificar os momentos em que é mais dura consigo pode aliviar a pressão e mostrar-se alguma compaixão – seja através de auto-elogios, inibir-se de pensamentos negativos sobre a sua pessoa, tirar tempo para si, ou escrever uma vez por dia, pelo menos, um feito que tenha alcançado.

6. Reveja o seu estrato bancário de duas em duas semanas e escolha algo em que possa cortar as despesas

Pode desativar aquele canal de televisão extra? Precisa mesmo de uma pedicure duas vezes por mês? Dê o seu melhor para encontrar algo que seja desnecessário por muito pequeno ou insignificante que seja. Manter o seu orçamento equilibrado reduz o seu nível de ansiedade e stresse.

7. Lide com a  tarefa mais difícil em primeiro lugar

Se reorganizar a sua lista de tarefas de forma a fazer a que é mais exaustiva ou chata, o seu poder não paira sobre si o dia inteiro – seja tratar da sua inbox que está completamente cheia, fazer uma apresentação, ou aquela chamada que andou a evitar a semana toda. No final vai sentir-se tão aliviada que qualquer outra tarefa lhe vai parecer fácil e trivial.

8. Anote os seus objetivos e ambições

Invista num pequeno diário para registrar os seus planos de vida e objetivos. Não se censure. Basta escrever o que é para si interessante e emocionante – o seu sonho de comprar uma casa de campo, a vontade de ser fluente em italiano, ou o desejo de ter dois filhos. Estudos demostraram que registrar os seus sonhos pode fazer com que pareçam menos intimidantes e mais atingíveis.

9. Elogie livremente

Os seres humanos precisam de reforços positivos e palavras de afirmação para manterem uma boa auto-estima. Todos precisamos de nos sentir apreciados, valorizados e respeitados. Seja generoso com os elogios. Se gosta do vestido de um colega de trabalho, diga. Se está admirada com o sentido de humor do seu irmão, ele precisa de o saber. Compartilhar os seus bons pensamentos é a maneira mais fácil e rápida de impactar positivamente o dia de alguém.

10. Diga por favorobrigadacom intenção

As boas maneiras são muito importantes, já que ajudam, entre outras coisas, a criar um ambiente positivo. Ser gentil é importante. Ser gentil e sincera é ainda melhor. Segure a porta para alguém, agradeça às pessoas pelos seus esforços, diga “por favor” quando pede um café, e sorria – quanto melhor tratar as pessoas melhor será tratada.

Parceiros Premium
Parceiros