Veganismo à mesa

Porque o que é natural (e isento de produtos de origem animal) também é bom, experimente estas receitas vegan apetitosas, nutricionalmente equilibradas e fáceis de fazer, que vão mudar a forma como olha para o seu prato.

Pizza de amaranto, uma opção mais saudável mas não menos apetitosa.

Desengane-se quem julgar que a comida vegan e vegetariana é forçosamente monótona e sensaborona. Nas páginas d’ O livro das receitas vegan, a nutricionista Magda Roma prova que é possível conciliar saúde e sabor, prescindindo de produtos de origem animal e dando protagonismo aos vegetais, legumes, leguminosas, frutas e frutos secos, que servem de base a pratos irresistíveis e desafiadores da tradicional dieta mediterrânica. Coautora do blogue A nutricionista cozinheira juntamente com Mónica Venda, entusiasta da culinária vegan que também deu uma “mãozinha” na elaboração deste livro, Magda Roma mostra-lhe como confeccionar uma centena de receitas que, além de apetitosas, ajudam a contrariar todas as ideias preconcebidas sobre esta opção alimentar. Tem dúvidas? Então, experimente esta pizza, que vai fazer as delícias lá de casa.

Pizza de amaranto

Ingredientes para a massa (quatro a seis doses): 100 g de amaranto; 220 g de flocos de aveia; flor de sal q.b.; 1 c. de sopa de linhaça; 25 ml de azeite; 10 g de fermento de padeiro. Para o recheio: 1 tomate; 100 g de alho francês; 80 g de rúcula; 50 g de tempeh; queijo mozzarella vegan; 150 g de azeitonas verdes descaroçadas. Para a marinada de tempeh3 dentes de alho; 1 c. de sopa de paprica; pimenta a gosto; flor de sal a gosto; 30 ml de azeite; sumo de 1 limão.

O livro das receitas vegan

Começar por cortar o tempeh em fatias finas e deixar a marinar enquanto se prepara a restante pizza.

Demolhar e lavar o amaranto. Cozer cerca de 20 minutos em cerca de 2,5/3 vezes a quantidade de água.

Colocar todos os restantes ingredientes para a massa no liquidificador e misturar, com o amaranto ainda morno.

Estender a massa num tabuleiro pré-aquecido a cerca de 180º C para cozer a base, depois dispor os ingredientes para o recheio, inclusivamente o queijo vegan, e levar ao forno até alourar. Servir quente.