Um banho bem quente ajuda a emagrecer?

Parece bom demais para ser verdade, mas uma equipa de investigadores fez uma descoberta que vai agradar a muita gente que quer emagrecer. Nós já estamos conquistadas!

Um banho quente tem benefícios inesperados para a sua saúde.

Já pensou como a sua vida seria mais fácil se um banho quente queimasse tantas calorias como meia hora de caminhada? Parece um sonho, mas não é. Uma equipa da Universidade de Loughborough, liderada pelo investigador Steve Faulkner – que participa regularmente em provas de triatlo -, concluiu que as mesmas calorias são queimadas num banho quente (40.º) de uma hora e numa caminhada de 30 minutos (cerca de 140 calorias). O estudo, que partiu da observação de 14 homens a realizar uma hora de ciclismo e a tomarem um banho quente com a mesma duração, concluiu também que as pessoas que tomavam um banho quente a seguir à refeição tinham picos de insulina menores, cerca de 10%, do que as que optavam por fazer exercício depois de comer.

As virtudes do aquecimento passivo já foram provadas por vários estudos feitos nos últimos anos. Um estudo finlandês concluiu que saunas frequentes reduzem o risco de ataques cardíacos e AVC, pelo menos nos homens, e um outro realizado na Universidade de Oregon defende que banhos quentes regulares reduzem a pressão arterial.

Porém, se estiver empenhada em perder peso ou tonificar o corpo para Verão, infelizmente os banhos quentes não serão suficientes e o exercício físico é, nesse capítulo, insubstituível. Ficamos, contudo, com a confirmação científica de um sentimento que nos acompanha desde que os banhos quentes foram inventados: fazem-nos sentir bem, porque nos fazem mesmo bem. Ao reduzir picos de insulina e a pressão arterial, banhos quentes frequentes certamente serão bons hábitos para pessoas hipertensas e cardíacos. Portanto, da próxima vez que reclamarem consigo por causa do tempo que demora no banho, diga que está a cuidar da sua saúde.

Parcerios Premium
Parcerios