Chamam-lhe a rainha do retalho no Brasil e a sua rede de lojas, Magazine Luiza, já foi case study em Harvard. Foi sob a sua liderança que o negócio familiar de lojas de eletrodomésticos se tornou numa gigantesca rede comercial espalhada pelo Brasil. Conversámos com Luiza Trajano sobre os segredos do seu sucesso, liderança feminina e a mentalidade empreendedora.
Lidera a auditoria da PwC em Portugal e a gestão de pessoas é a parte mais desafiante das suas funções — são cerca de 600 colaboradores no nosso país, em Angola e Cabo Verde. Mas ainda é no trabalho de auditoria, com os clientes, que Ana Lopes mais gosta de estar, quase 29 anos depois de ter entrado para esta grande consultora.
Carla Rebelo
A diretora geral da Adecco começou a trabalhar aos 16 anos e aos 19 já era chefe de contabilidade numa empresa da Nestlé. A determinação e a vontade constante de aprender explicam a sua carreira: sete empresas, três países, dez formações.
Rosemarie “Bubu” Andres, testemunha os benefícios de pertencer à Entrepreneur's Organization (EO). Sem o apoio da maior comunidade internacional de empresários, provavelmente não teria conseguido reconstruir o seu negócio de doces.
É a primeira mulher a liderar uma grande consultora em Portugal e ainda a única no cluster de 11 países europeus de que a Capgemini Portugal faz parte. A sua prioridade como CEO é captar mais negócio em Portugal e está também determinada em criar melhores condições para os seus 500 colaboradores, porque "sem as melhores pessoas não há negócio".
Economista e professora, foi a primeira mulher nos quadros técnicos do Banco do Portugal, num tempo em que muitas carreiras eram ainda vedadas às mulheres. No dia em que é publicado o seu mais recente livro, "Uma Certa Forma de Vida", recordamos a entrevista concedida por Helena Sacadura Cabral para o livro "Memórias de Executivas".
Entrou na PwC há 20 anos, onde começou a trabalhar como assistente de auditoria, e hoje é partner da consultora, liderando a área de Management Consulting. Gabriela Teixeira conta-nos o seu percurso profissional, fala dos segredos para o sucesso e ainda sobre as aptidões femininas que podem ser uma mais-valia para a liderança.
O colapso do Grupo Espírito Santo em 2014 podia ter arrastado a Luz Saúde, mas Isabel Vaz, que esteve no projeto desde o momento zero e é a sua líder desde sempre, não o permitiu. Excerto da entrevista publicada no livro Lições de Liderança de CEO Portuguesas, de Isabel Canha e Maria Serina.
A sua carreira começou pela virologia, pela investigação da SIDA, até que o acaso a levou à l'Oréal. Já entrou e saiu duas vezes da multinacional líder em cosmética, mas à terceira parece estar mesmo de pedra e cal. De tal forma que integra o Conselho de Administração, em Paris, como representante dos trabalhadores.
Parcerios Premium
Parcerios