Sonae distinguida pela promoção da igualdade de género

Índice Leading Together, elaborado pela McKinsey, INSEAD, Nova SBE e Euronext, distinguiu a Sonae como a empresa de referência em Portugal na promoção da igualdade de género. Esta é, aliás, a única empresa do PSI-20 que tem uma CEO.

Cláudia Azevedo é CEO da Sonae e única mulher CEO nas empresas do PSI-20.

A Sonae lidera o índice “Leading Together”, que avalia a igualdade de género nos quadros de administração das empresas do PSI-20. A iniciativa promovida pela INSEAD Alumni Association, em parceria com a consultora McKinsey, a Nova SBE e a Euronext, distingue a Sonae como a empresa cotada em Portugal onde existe maior representatividade de mulheres em funções de administração.

A análise realça que a Sonae tem três mulheres no seu Conselho de Administração, sendo o cargo de presidente executivo desempenhado por Cláudia Azevedo, a única mulher CEO nas empresas do PSI-20. Esta realidade traduz-se em 30% de mulheres no Conselho de Administração e num contexto de paridade de género na Comissão Executiva da Sonae.

Cláudia Azevedo referiu que na Sonae a presença equilibrada de mulheres e homens em lugares de decisão é considerado um fator importante para o desenvolvimento dos negócios e, além disso, salientou a importância de estudos que demonstram, de forma consistente, que organizações com maiores níveis de diversidade e inclusão são mais inovadoras e criativas, tornando-se assim mais sustentáveis e geradoras de valor para a comunidade. A CEO da Sonae frisou que a igualdade de oportunidades é uma temática que o Grupo acompanha há já vários anos. “A distinção que hoje recebemos vem reconhecer o esforço feito até à data. Sabemos que ainda temos um longo caminho pela frente. Definimos objetivos ambiciosos, que nos permitirão em 2023 garantir uma representatividade de 39% de mulheres em funções de liderança na Sonae”, revelou.

Sonae defende a meritocracia e igualdade de oportunidades

Para a Sonae, o conceito de igualdade de género traduz-se numa igualdade de direitos, liberdades e oportunidades entre mulheres e homens com o objetivo de proporcionar igual valorização, reconhecimento e participação em todas as esferas da vida pública e privada. Os valores de inclusão e diversidade são parte integrante da matriz da Sonae, estando intrinsecamente relacionados com a evolução, crescimento e diversificação dos seus negócios e integrando um lugar de destaque nas agendas da liderança de topo.

Ao longo dos tempos, estes valores têm vindo a ser ativamente incentivados em toda a organização, através de uma gestão e avaliação isenta dos colaboradores e da promoção de iguais oportunidades para todos, independentemente da sua função e enquadramento organizacional, assim como do seu género, etnia, idade, religião ou orientação sexual.

A Sonae defende que o percurso profissional deve ser definido com base na meritocracia, procurando sempre garantir que fatores como o género não são penalizadores no desenvolvimento profissional das nossas pessoas.

Parcerios Premium
Parcerios