Melhorar a produtividade é uma resolução clássica de ano novo. Se conseguir incorporar estes quatro princípios na sua rotina diária já estará no bom caminho para conseguir cumpri-la este ano.

Organize o seu dia

A quietude da manhã é uma das melhores alturas para organizar o seu dia, já que a sua mente, está fresca após uma boa noite de sono. De acordo com a Harvard Business Review, são apenas precisos alguns minutos para assentar num pedaço de papel o planeamento do seu dia e decidir o que o vai tornar bem sucedido.

Anote e calendarize os seus objetivos

Tem de se perguntar o que é realisticamente possível fazer no seu dia a dia para a deixar mais perto dos seus objetivos. Anote as possibilidades e arranje forma de as encaixar no seu calendário. Se a sua lista for grande demais e não couber no seu calendário, redefina as suas prioridades. Decidir quando e onde vai fazer algo dá-lhe um poder tremendo. Pode assim começar o seu dia sabendo exatamente o que a espera.

Faça um cronograma de trabalho

Escrever os seus objetivos é o primeiro passo para os fazer acontecer, ao calendarizá-los está a dar-lhes prazos de execução reais e a torná-los uma prioridade. Isto vai ajudá-la a planear de uma forma realista o que é necessário para atingir determinada meta, e a colocar os seus vários objetivos em perspectiva e num cronograma de trabalho.

Evite as distrações

Quando está a trabalhar existe um extraordinário número de coisas que a podem distrair. O seu escritório pode ser ruidoso, o seu colega do lado falador, ou o telemóvel pode tocar vezes demais – tente ao máximo controlar o seu ambiente de forma a evitar as distrações – compre uns auscultadores antirruído, mude de lugar ou peça ao seu colega que não a distraia, ponha o telemóvel em silêncio e mais tarde retribua as chamadas importantes.