O Conselho Editorial do site Executiva é constituído por profissionais de elevado prestígio, reconhecida competência profissional e desmesurado entusiasmo com a ideia de um meio de comunicação social na Internet inteiramente dedicado a ajudar a carreira profissional das mulheres e fomentar o empreendedorismo feminino.  É um órgão cujos membros são convidados pela direção do site Executiva a acompanhar o seu trabalho e trazerem comentários, sugestões. críticas… e também elogios. Reúne, pelo menos, duas vezes por ano, mas a comunicação está sempre aberta.

 

Ana Fontoura, diretora de comunicação da Fidelidade Seguros

Ana Fontoura é diretora de Comunicação da Fidelidade Seguros. Com uma licenciatura pelo ISLA – Escola Superior de Linguas e Administração e formação complementar em gestão e public affairs, fez toda a sua carreira na área do Marketing e Comunicação, liderando programas estratégicos e operacionais no segmento da banca, indústria de informática e seguradora, a trabalhar para organizações multinacionais sedeadas em países como o Brasil, Europa e Estados Unidos.

Começou a sua carreira profissional no Chemical Bank, no Rio de Janeiro, em 1976, como Assistente Junior do Assistant Vice President. Esteve durante dez anos (de 1978 a 1988) no Bank of America, onde desempenhou funções de marketing assistant. De regresso a Lisboa ingressou na (hoje extinta) Digital Equipment Corporation, como comunications specialist. Ao longo de uma década foi Communications manager e Iberia & Brand Manager, membro do European Communicatiosn Forum na sede europeia, em Genebra, representando Portugal, Espanha, Grécia e Turquia. Em 1988 transitou pata a Mundial Confiança, como directora de Comunicação, companhia que em 2002 seria fundida com a Fidelidade Mundial, daí resultando a Fidelidade Seguros, de que é Responsável pela Comunicação Institucional e pelo Programa de Responsabilidade Social que abraça oito companhias da FIDELIDADE Grupo Segurador (Fidelidade, Multicare, OK! teleseguros, Fidelidade Property, Fidelidade Assistance, Safemode, GEP e Car Service), liderando um grupo transversal de 25 pessoas.

 

Filipe S. Fernandes, jornalista, é autor de vários livros

Filipe S. Fernandes, jornalista, colabora com o Jornal de Negócios, o Diário Económico e o Correio da Manhã. Já escreveu nos jornais Semanário, Expresso e nas revistas Fortunas & Negócios e Exame. É autor de Fortunas & Negócios – Empresários do Século XX (Oficina do Livro, 2003), Organizem-se! A Gestão Segundo Pessoa (Oficina do Livro, 2007), Homem Sonae (Academia do Livro, 2008), 20 Anos do Diário Económico (Diário Económico, 2009), O Segredo Não é A Alma do Negócio (Matéria-Prima, 2012), À Minha Maneira – Como Salazar Resolveu o Grande Escândalo Financeiro do Estado Novo (Matéria-Prima, 2013), Alexandre Soares dos Santos (Matéria-Prima, 2014), Livro de Estilo do Diário Económico, 2014, As Vítimas Do Furacão Espírito Santo (Oficina do Livro, 2015) e Isabel dos Santos – Segredos e poder do dinheiro (Casa das Letras, 2015). Em co-autoria: com Hermínio Santos, Excomungados de Abril (Dom Quixote, 2005), com Luís Villalobos, Negócios Vigiados (Oficina do Livro, 2008) e com Isabel Canha, António Champalimaud: Construtor de Impérios (A Esfera dos Livros, 2010). Selecionou e editou os textos de Estratégia Empresarial, (Diário Económico, 2001) e fez a coordenação de Memórias de Economista (Exame, 2006). É licenciado em Ciências da Comunicação pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (1985) e tem uma Pós-graduação em Cultura, Comunicação e Tecnologias pelo ISCTE (1995).

 

Mariana Marques dos Santos Belmar da Costa é co-fundadora na NBC Medical. Llicenciou-se em Gestão de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa e complementou a sua formação com um MBA pelo INSEAD (Fontainebleau), tendo também frequentado o mesmo programa em Kellogg – Northwestern University, em Chicago. De 1989 a 2006, foi docente universitária nas áreas de métodos quantitativos, no ISCTE, e de estratégia e políticas de internacionalização, em cursos para executivos, na IBS-ISCTE Business School.

A par das atividades académicas, desenvolveu uma carreira empresarial ligada a diversas áreas e funções. Colaborou com o Lloyds Bank na área de gestão de carteiras de títulos. Ingressou, de seguida, na SFIR,  empresa de capital de risco, onde foi analista de projetos, nos anos 1991 e 1992. Foi consultora em Madrid na multinacional Arthur D.Little, estando associada a diversos projectos entre os quais o lançamento da sucursal portuguesa, em 1995 e 1996. Assumiu, de seguida, uma sucessão de pelouros internacionais, dentro de um grupo de empresas na área da construção e engenharia civil, nomeadamente em Moçambique e na Alemanha, gerindo projectos em diversas áreas como a alimentar ou a produção e distribuição de materiais de construção. No final de 2007 abraçou um projeto empresarial próprio, na área do comércio internacional de medicamentos, ao qual se dedica atualmente,nas áreas da gestão financeira, gestão de equipas, gestão de sistemas e gestão da organização.

 

Pedro Janela

Pedro Janela é fundador e CEO do WYgroup, o maior grupo independente de serviços de marketing digital em Portugal, com 190 colaboradores, e com escritórios em Lisboa, Porto, São Paulo e Boston. A sua função é juntar tecnologia e criatividade, conhecendo em profundidade os campos de marketing digital e interativo, desenvolvimento web e mobile, SEM, social media, performance marketing. É também partner da eggNEST, um fundo de seed capital com 1 milhão de euros de capital e oito empresas já investidas, e administrador da Make-A-Wish Portugal, ONG que realiza sonhos de crianças doentes.

 

Soledade Carvalho Duarte é managing partner da Invesco/Transearch. Foi pioneira na área de executive search (pesquisa direta de executivos) quando, após a licenciatura em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia do Trabalho, em Outubro de 1989, ingressou na empresa que Gonçalo Vaz Pinto fundara em 1986, com o objectivo de avaliar currículos e candidaturas. Em 1992, com a reforma do fundador, adquiriu a empresa e prosseguiu o trabalho de acompanhar e gerir de perto processos de recrutamento de alto nível, em Portugal mas também no estrangeiro, para empresas portuguesas e internacionais. Em 1996 foi convidada a adquirir acções da rede Transearch PLC, entrando no capital  de uma multinacional na área dos Recursos Humanos.

Paralelamente à sua atividade profissional, foi voluntária da Associação Vale d’Acór, instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), dedicada à recuperação de toxicodependentes, e na Maternidade Alfredo da Costa. Fundou o Banco Alimentar Contra a Fome da península de Setúbal, de que foi presidente da direcção durante dois mandatos, a que se seguiram mais dois mandatos na Mesa da Assembleia Geral.

 

Teresa Cardoso de Menezes é diretora geral da Informa D&B, empresa especialista no conhecimento e análise de informação empresarial. Nasceu em Lisboa e licenciou-se em Relações Internacionais, na vertente de relações políticas e culturais, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) da Universidade Técnica de Lisboa. Trabalhou durante três anos na área da consultoria de gestão tendo ingressado na Dun & Bradstreet (atualmente Informa D&B) em 1990, onde desempenhou várias funções executivas e de chefia até se tornar diretora geral em 2000. Em 2008, concluiu o Programa de Alta Direção de Empresas (PADE) na AESE, Escola de Direção e Negócios.