3M ganha Prémio Catalyst 2017

A multinacional foi reconhecida pela sua iniciativa global de desenvolvimento da mulher no mundo empresarial. Exemplo: em cinco anos multiplicou por dez o número de mulheres à frente de subsidiárias.

A presença feminina é cada vez maior em lugares de decisão na 3M.

Foi com o projeto “I’m In, Accelerating Woman’s Leadership”, focado nas mulheres enquanto gestoras da empresa, que potencia uma abordagem organizacional mais ampla “I’m In”, que a 3M ganhou o prémio Catalyst 2017.
Esta iniciativa da 3M conta com uma rede de 84 mulheres na liderança, que alinham as suas atividades com as prioridades globais, apoiadas pela direção executiva. A iniciativa contempla programas formais de desenvolvimento de liderança como a 3M Leadership Wayque enfatiza uma continuidade na aprendizagem; incentivo a cada colaborador para ter um plano de desenvolvimento formal, que inclua projetos prolongados e oportunidades para assumir diferentes funções, training e coaching; e a 3M FlexAbility, que permite uma cultura de trabalho flexível.
A diversidade é uma das armas competitivas da 3M que estimula a criatividade e novas ideias.
“A diversidade é uma das armas competitivas da 3M que estimula a criatividade e novas ideias, enquanto nos ajuda a apoiar e servir cada vez melhor os nossos clientes em todo o mundo”, defende Inge G. Thulin, Presidente e CEO da 3M.  “Desde a nomeação de mulheres para cargos de liderança na empresa aos benefícios de licença parental expandida, estamos a criar uma cultura cada vez mais diversificada e inclusiva, onde todas as pessoas podem ter sucesso. Igualmente importante, vamos construir o nosso progresso e fazer ainda mais no futuro, incluindo duplicar a gestão da 3M com diversos líderes em 2025.”
A iniciativa “I’m In. Accelerating Woman’s Leadership” acelerou verdadeiramente o processo para as mulheres se tornarem líderes no negócio e no CTEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) nos últimos 5 anos, com significativos resultados globais:
– mulheres em cargos de direção: de 18,2% para 23%
– mulheres em cargos de vice-direção: de 16,7% para 24,2%
– mulheres em cargos técnicos e em gestão de laboratórios: de 19,1% para 23,9%
– mulheres nas linhas de produção nas fábricas: de 11,4% para 17,4%
– mulheres a liderar subsidiárias da 3M em todo o mundo: de 2,4% para 22,7%
– mulheres nas equipas executivas que reportam diretamente ao CEO: de 12,5% para 20%.

Catalyst elogia a liderança da 3M

“A mudança intencional exige liderança ousada, que estas empresas incorporam. É assim que a diversidade, inclusão e igualdade de género ganham vida no local de trabalho. É incrível ver as iniciativas premiadas a mudar mentalidades, comportamentos e a criar mais oportunidades para as mulheres”, comentou Deborah Gillis, CEO do Prémio Catalyst, “os líderes empresariais têm o poder e a responsabilidade, maior do que nunca, de dar espaço a todos colaboradores para que tenham sucesso. A 3M deve ser elogiada por liderar essa mudança.”
Fundada em 1962, a Catalyst é a principal organização sem fins lucrativos, que tem como objetivo acelerar o processo da inclusão das mulheres no local de trabalho. Com operações nos Estados Unidos, Canadá, Europa, Índia, Austrália e Japão e, mais de 800 organizações de apoio, a Catalyst é o recurso confiável para pesquisa, informação e aconselhamento sobre as mulheres no trabalho. O Prémio Catalyst reconhece empresas que têm provado abordagens organizacionais a nível de recrutamento, desenvolvimento e avanço de todas as mulheres. As iniciativas premiadas pelo Catalyst são avaliadas num processo rigoroso, durante todo o ano e, respondendo a critérios de estratégia; racionalidade e logística; atividades de liderança sénior; responsabilidade e transparência; comunicação, employee engagement; inovação e resultados mensuráveis. Desde 1987, o Prémio Catalyst reconheceu 85 iniciativas em 79 organizações em todo o mundo.