10 vantagens de acordar cedo

Agora que os dias estão mais longos é uma boa altura para testar uma nova rotina. Os especialistas garantem que só há benefícios em acordar cedo.

Um novo hábito que só lhe trará benefícios.

Antes de tentar ignorar este artigo por achar que não é pessoa de ver nascer o sol todos os dias, saiba que há inúmeros estudos que relacionam o acordar cedo com o sucesso. Se usar dois minutos do seu tempo a ler este artigo corre o risco de ficar convencida. Lembre-se apenas que para desfrutar das vantagens de acordar mais cedo é fundamental que se deite também mais cedo para garantir que dorme as horas de que o seu corpo precisa para descansar.

Sente-se mais proativa

Quando o dia ‘estica’ a luta contra a passagem do tempo não é tão ingrata. Pessoas que despertam cedo sentem que têm mais controlo sobre a sua vida, mais tempo para definir objetivos de longo prazo e que estão a esforçar–se para melhorar a sua qualidade de vida.

Consegue antecipar problemas

Há estudos que revelam que este tipo de pessoas têm mais tendência a antecipar ou minimizar os problemas, aumentando a sua propensão para o sucesso.

Dorme melhor

Lembra-se da expressão ‘deitar cedo e cedo erguer dá saúde e faz crescer’? A parte final pode usar apenas com os seus filhos, mas o resto aplica-se a todos, garantem os especialistas.

Perde menos tempo no trânsito

Aproveite para chegar mais cedo ao escritório e livra-se do inferno das filas de trânsito.

Torna-se mais otimista

Ao contrário dos noctívagos que são mais dados a tristezas e depressões, quem desperta com o nascer do sol é mais otimista, agradável e satisfeito com a vida.

Planeia mais

Muitas das pessoas que acordam cedo usam as primeiras horas da manhã para planear cuidadosamente a agenda e fazer um ponto da situação entre os objetivos que já conseguiram atingir e os que ainda estão em falta.

Ganha tempo para o exercício

Acabam-se as desculpas para a falta de tempo. É possível fazer jogging antes da família despertar ou fazer uma hora no ginásio e chegar a horas ao escritório. E lembre-se que o exercício melhora o humor e dá-lhe mais energia.

Aproveita o silêncio para trabalhar

Quem chega mais cedo ao escritório sabe bem a quantidade de tarefas que se conseguem despachar enquanto os colegas não começam a chegar e os telefones e os emails não ameaçam cada minuto de concentração.

Desfruta de mais tempo em família

Se conseguir adiantar algum trabalho antes de todos acordarem é mais provável que consiga sair do escritório mais cedo ao final do dia e assim desfrutar de mais tempo com a família.

Reduz a ansiedade

Talvez por várias das razões que já enumerámos, a verdade é que ter mais tempo deixa-a menos ansiosa, pois consegue ter mais controlo sobre a sua vida.

 

Parcerios Premium
Parcerios